Anúncios Flamas

Cursos Técnicos


A proposta do ensino profissionalizante (Cursos Técnicos) é formar profissionais qualificados e com estrutura suficiente para se encaixar no mercado de trabalho altamente competitivo. E nos dias de hoje é imprescindível a importância de uma profissionalização nesse mercado onde só os melhores se destacam.

Com isso, vemos um número maior de jovens preocupados com suas carreiras profissionais, aumentando a escolaridade da população jovem do país, e diminuindo a evasão escolar.

Os Cursos Técnicos exigem autorização das secretarias estaduais de educação, e atendem estudantes do nível médio, ou seja, o aluno cursa um nível de ensino médio e sai qualificado profissionalmente.

Veja abaixo alguns de nossos Cursos Técnicos.


CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA
Os profissionais deste ramo podem prestar seus serviços para várias empresas ou até mesmo trabalhar por conta própria. Este profissional forma-se para realizar atividades muito solicitadas atualmente, tais como configurações de sistemas, instalação de equipamentos e verificação das causas de falhas nas programações dos computadores. O técnico em informática pode trabalhar como instrutor de informática, programador, administrador de redes, etc.

Algumas disciplinas: Computação gráfica, sistema operacional, linguagem de programação, etc.

CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
Estes profissionais trabalham dedicando seu tempo aos cuidados de determinado paciente ou toda a sociedade. Os Técnicos em Enfermagem estão aptos a trabalharem na prevenção e reabilitação dos processos saúde-doença. Podem atuar em diversas áreas como hospitais, clínicas, serviços sociais ou até mesmo domicílios. Realizam atividades tais como: curativos, administração de vacinas, realização de instrumentação cirúrgica, prestação de assistência ao paciente, etc.

Algumas disciplinas: Anatomia, Enfermagem cirúrgica e materno-infantil.

CURSO TÉCNICO EM PUBLICIDADE
Os profissionais desta área tornam-se capacitados a desenvolver campanhas envolvendo as etapas de criação, elaboração e planejamento de projetos, com o objetivo de atender os objetivos dos clientes. Desenvolve-se o exercício da criatividade para que o técnico esteja apto a resolver problemas comunicativos da empresa. O profissional desta área pode atuar em agências de comunicação, produtoras de som e cinema, marketing de empresas, como poderá também, abrir o seu próprio negócio, etc.

Algumas disciplinas: Direção de Arte, Marketing, Redação Publicitária, Mídia, etc.

CURSO TÉCNICO EM ELETRÔNICA
Este profissional está apto a projetar, montar e instalar equipamentos eletrônicos na linha de produção. Executa as instalações e manutenções de equipamentos com controle de qualidade e sistemas eletrônicos. O técnico tem capacidade para participar da programação de equipamentos com o emprego de recursos informatizados, além de fazer a manutenção corretiva e preventiva de aparelhos.
Podem atuam em indústrias, empresas de projetos elétricos, concessionários de energia elétrica e telefonia, etc.

Algumas disciplinas: Análise de circuitos, Eletricidade, Microeletrônica, etc.

CURSO TÉCNICO EM TELECOMUNICAÇÕES
O profissional técnico da área atua na instalação, manutenção e aceitação de sistemas de telecomunicações, tais como redes de computadores, sistemas de radiodifusão, televisão analógica ou digital, telefonia fixa e móvel, comunicação de dados, etc.
Este técnico pode atuar em concessionárias de telefonia, provedores de internet, empresas que utilizam redes de computadores, etc.

Algumas disciplinas: Protocolos de comunicação, Redes de Comunicação, etc.

CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Este profissional é responsável por planejar, controlar, coordenar atividades das áreas administrativas, financeira, de produção, de recursos humanos, de marketing e de logística. O técnico pode aplicar seus conhecimentos em um mercado muito amplo.
Dentre algumas de suas atividades, o profissional desta área pode executar atividades nas áreas fiscal, financeiro e contábil, analisar cenários competitivos suprindo o planejamento, etc.

Algumas disciplinas: Empreendedorismo, Marketing, Organização Empresarial, Informática, etc.

CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE
O Técnico em Meio Ambiente têm conhecimento e visão crítica da legislação ambiental. Está capacitado para desenvolver técnicas que visam à proteção e à recuperação da natureza, a promover projetos de educação ambiental e executar o monitoramento de águas e efluentes; atua também no gerenciamento, na fiscalização e no controle ambiental, objetivando evitar a poluição e contaminação de ecossistemas.
Este profissional pode atuar prestando consultorias em órgãos públicos, empresas privadas, ONGs e órgão que administram parques e reservas ambientais.

Algumas disciplinas: Segurança do Trabalho, Legislação Ambiental, Saneamento Ambiental, etc.

CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA
Este profissional pode ocupar cargos e funções técnicas nos setores industriais e de prestação de serviços.
O técnico trabalha em empresas e laboratórios especializados em ensaios e pesquisas para desenvolvimento de métodos e produtos, análises químicas, físico-químicas, bromatológicas, toxicológicas, padronização e controle de qualidade, tratamento de resíduos e operação, manutenção e Instalação de equipamentos analíticos.

Algumas disciplinas: Química geral, Química inorgânica, Processos industriais, etc.

CURSO TÉCNICO EM TURISMO
Profissional com formação e capacitação para atuar em empresas nas áreas de concepção e articulação das operações turísticas, organização de produtos e serviços turísticos, promoção de eventos e de ações de lazer, comercialização de produtos e serviços de turismo, identificar paisagens e eventos com potencial à exploração turística, atuando como agente de divulgação das paisagens locais, regionais e nacionais.

Algumas disciplinas: Primeiros socorros, Geografia Aplicada ao Turismo, Noções de Hotelaria, etc.

CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
O técnico em Segurança do Trabalho é o responsável por supervisionar a aplicação de medidas preventivas que tem por objetivo minimizar ou reduzir os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais nas atividades de uma empresa ou indústria.
Este profissional pode atuar em empresas públicas e privadas ou ainda em órgãos oficiais, implementando as políticas de segurança do trabalho, entre outras funções.

Algumas disciplinas: Doenças Ocupacionais, Ergonomia Aplicada, Legislação, etc.

CURSO TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS
Os profissionais deste ramo podem exercer suas funções como corretores de imóveis em todo território nacional. O técnico deve captar, vistoriar e disponibilizar imóveis, deve montar processo documental do imóvel captado, prestar consultoria e assessoria ao interessado, etc. O número de empreendimentos que estão sendo lançados faz com que a procura por profissionais desta área seja muito grande.

Algumas disciplinas: Noções de Construção Civil, Direito e Legislação, Operações Imobiliárias, etc.

CURSO TÉCNICO EM MECATRÔNICA
Este profissional está capacitado a supervisionar equipes de instalação e de manutenção em empresas nas áreas de elétrica, mecânica, automação, informática e nas empresas dedicadas à instalação e manutenção de sistemas mecatrônicas. Faz a manutenção dos equipamentos utilizados nos processos de automação, como, por exemplo, robôs industriais e linhas de produção automatizadas.

Algumas disciplinas: Eletrônica geral, Desenho técnico mecânico, instrumentação eletrônica, etc.

CURSO TÉCNICO EM ESTÉTICA
Este profissional tem por objetivo se dedicar ao tratamento da pele, removendo os defeitos e assegurando a saúde e a beleza. Os técnicos podem atuar em clínicas de estética corporal, facial, capilar, clínicas dermatológicas, academias, salões de beleza, etc. Pode atuar em atendimento domiciliar ou em espaço próprio.

Algumas disciplinas: Técnicas de exercícios faciais, Técnicas de exercícios corporais, etc.

CURSO TÉCNICO EM RECICLAGEM
Este técnico lança o processo de reciclagem de materiais tais como: papel, metal óleo, gesso, etc. Atua no recebimento de resíduos provenientes de organizações de catadores ou a partir do acesso à coleta municipal de lixo. Gerencia o manejo de resíduos urbanos, envolvendo a triagem, o enfardamento, o armazenamento e até um possível beneficiamento. Pode atuar também em programas de educação ambiental, de segurança e de saúde do catador.

Algumas disciplinas: Gestão de resíduos, Coleta Seletiva, Economia Solidária, Ecossistema, etc.

CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA
É o profissional que executa procedimentos de planejamento, operação e controle relativos à produção de bens e serviços manutenção de máquinas e equipamentos, aplicando técnicas de gestão de compras, recebimento, armazenamento, movimentação, expedição e de distribuição de materiais e produtos, utilizando a tecnologia da informação para integrar toda a cadeia de abastecimento.

Algumas disciplinas: Logística Empresarial, Sistema de Informação e tributação em Logística, etc.

ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM DO TRABALHO
Este profissional precisa ter o curso Técnico em Enfermagem para exercer as funções de Enfermagem do Trabalho. O técnico atua informando e orientando as pessoas sobre os riscos de doenças ocupacionais e profissionais existentes, e auxiliam na implementação de técnicas e treinamentos adequados à prevenção e controle. O profissional desta área pode atuar em empresas públicas ou privadas, ou em órgãos fiscais, etc.

Algumas disciplinas: Higiene do Trabalho e Saneamento do Meio, Ética Profissional, etc.

ESPECIALIZAÇÃO EM HOME CARE
O profissional desta área é capaz de dar a pacientes de qualquer idade, assistência em que os cuidados, serão executados em sua própria casa ou em outro lugar não institucional. O técnico trabalha para reintegração do paciente ao ambiente familiar, para diminuição dos riscos de infecções, para maior satisfação dos clientes, etc. Este trabalho também permite que o paciente tenha assistência 24 horas. O técnico também precisa ter diploma no curso Técnico em Enfermagem.

Algumas disciplinas: Políticas Públicas em Atendimento Domiciliar, etc.

ESPECIALIZAÇÃO EM INSTRUMENTAÇÃO CIRÚRGICA
O técnico se prepara para auxiliar o cirurgião durante a realização das intervenções cirúrgicas. É responsabilidade deste profissional toda a movimentação e qualidade do material cirúrgico, mantendo-os em perfeita condição de uso. O profissional precisa estar formado no curso Técnico em Enfermagem.

Algumas disciplinas: Higiene e Profilaxia, Noções de Anestesiologia, etc.

VOLTAR